Seja bem vindo!
Que este seja um espaço para trocar ideias e experiências!
A primeira postagem do blog será a volta às aulas! Aqui estou apenas sugerindo ideias que poderão ser adaptadas de acordo com a necessidade e a realidade em que você está inserido!
1ª Semana de aula
Plano de aula
Série: 5º Ano
Professora: Michele Luckwu
· Recepcionar as crianças e os pais de forma calorosa.
· Apresentação dos professores e dos alunos: em círculo será realizada a dinâmica Meu objetivo para esse ano é... (Cada aluno recebe um papel com o desenho de uma escola e dentro desse desenho há a frase: Minha meta para 2016 é...) onde cada aluno deverá escrever seu desejo, depois de todos terem escrito seu desejo inclusive o professor (a) é hora de compartilhar. Com um balão cheio e música ao fundo vão passando o balão, quando a música parar quem estiver com o balão se apresenta e fala qual seu desejo. Quando terminar de se apresentar cada aluno irá fixar o seu desejo no quadro para formarmos o quadro a meta que tenho para 2016. Esse quadro será guardado para que no final do primeiro semestre e no início do segundo semestre serão revistos e discutidos. O quadro será um feito de tnt ou de cartolina deve conter na parte central a frase: Minha meta para 2016 para que as metas dos alunos sejam fixadas ao redor;
· Depois da apresentação inicial será solicitado que formem duplas para a atividade de entrevista: Cada um receberá uma folha contendo uma entrevista pré-estabelecida onde terão um tempo estipulado para realizarem a atividade. Quando o tempo estabelecido chegar cada aluno baseado na entrevista feita deverá escrever um texto sobre o colega que entrevistou. (Com essa atividade o professor poderá identificar o nível de escrita dos alunos – uma forma de avaliação diagnóstica);
Depois das apresentações é hora da:
· Leitura Compartilhada: Escola é... – Paulo Freire (Permitir que os alunos expressem o que eles pensam sobre a escola e o que desejam para este ano na escola), O professor vai anotando no quadro uma frase ou palavra que cada aluno (a) for falando que servirá de base para que depois de todos se expressarem o professor tenha subsídios para refletir com eles sobre a importância de estudar;
· Tour pela escola: com a turma o professor irá levar os alunos a conhecerem as dependências da escola e os funcionários que compõe a equipe de apoio;
· A seguir ao retornar para a sala solicitar aos alunos que escrevam em forma de texto sobre a escola: O que mais gosta na escola, o que pode melhorar; quem ele conheceu neste tour pela escola; o que gostaria que a escola tivesse e por quê; o que achou da professora e dos colegas;
· Para casa:
a) Escreva o que você deve fazer na escola;
b) Escreva o que você não deve fazer na escola:
· Revisão da aula (O professor de forma breve comenta o que foi feito durante o dia de aula e pergunta o que aos alunos o que eles aprenderam durante a aula, assim é possível perceber o que foi fixado pelos alunos e também destacar para os alunos o que foi importante naquele dia do ponto de vista do professor);
· Para concluir o dia: Entregar um cartão ou uma lembrancinha para cada aluno de boas vindas e tirar selfs com a moldura para que possam publicar o primeiro dia de aula nas redes sociais.
· Boas Vindas;
· Apresentação da Agenda do dia (coloquei esse nome no quadro de rotina que confeccionei em feltro e onde fixo as atividades do dia de acordo com a necessidade).
· Reflexão do dia (levo para a sala todos os dias uma frase para refletir com os alunos para iniciar o dia); “Só que ama tem disposição de ir além da superfície”- Fábio de Melo.
· Hora da música: O caderno – Toquinho (Será a introdução para a leitura compartilhada do dia que abordará a importância de cuidar dos cadernos e porque não dos demais materiais também). Depois de ouvir a música o professor deve solicitar que os alunos grifem no texto os trechos que mostram a importância do caderno no dia a dia escolar;
· Leitura Compartilhada: Meu Material Escolar - Autor: Ricardo Azevedo (Debater com os alunos sobre a importância de cuidar dos cadernos e dos outros materiais pessoais);
· Hora de colorir: cada aluno recebe as capinhas para colorir que irão abrir cada caderno com sua respectiva disciplina;
· Estabelecendo as regras de convivência (os combinados): Inicialmente depois de uma breve explanação do professor sobre a importância de seguir as regras para ter uma boa convivência em sociedade, o professor solicita que os alunos se expressem sobre que regras eles gostariam que fossem estabelecidas em sala de aula e que eles anotaram na atividade de casa do dia anterior. O professor vai escrevendo no quadro e depois que todos expuserem suas opiniões escolhem juntos com o professor as regras que irão reger durante o ano. O professor no dia seguinte deverá trazer essas regras estabelecidas em conjunto para serem fixadas em forma de painel na sala de aula. Mas, na aula depois de estabelecidas as regras que serão vigentes os alunos devem anotá-las no caderno;
· Para Casa: Hoje a leitura do dia foi sobre a história da Camila, ela conta como foi à volta às aulas dela. Escreva como foi a sua volta às aulas. Escreva o que você viu e aprendeu nesses dois dias que você retornou a escola.
· Organização da sala: solicitar que os alunos guardem seus materiais e a sala de aula para a leitura do dia.
· Leitura do Dia: Camila e a volta as aulas – Nancy Delvaux, Aline Pétgny.
· Revisão da aula;
· Saída Organizar com os alunos a sala para que a saída seja feita com ordem.
Segunda-feira
· Recepcionar as crianças e os pais de forma calorosa.
· Apresentação dos professores e dos alunos: em círculo será realizada a dinâmica Meu objetivo para esse ano é... (Cada aluno recebe um papel com o desenho de uma escola e dentro desse desenho há a frase: Minha meta para 2016 é...) onde cada aluno deverá escrever seu desejo, depois de todos terem escrito seu desejo inclusive o professor (a) é hora de compartilhar. Com um balão cheio e música ao fundo vão passando o balão, quando a música parar quem estiver com o balão se apresenta e fala qual seu desejo. Quando terminar de se apresentar cada aluno irá fixar o seu desejo no quadro para formarmos o quadro a meta que tenho para 2016. Esse quadro será guardado para que no final do primeiro semestre e no início do segundo semestre serão revistos e discutidos. O quadro será um feito de tnt ou de cartolina deve conter na parte central a frase: Minha meta para 2016 para que as metas dos alunos sejam fixadas ao redor;
· Depois da apresentação inicial será solicitado que formem duplas para a atividade de entrevista: Cada um receberá uma folha contendo uma entrevista pré-estabelecida onde terão um tempo estipulado para realizarem a atividade. Quando o tempo estabelecido chegar cada aluno baseado na entrevista feita deverá escrever um texto sobre o colega que entrevistou. (Com essa atividade o professor poderá identificar o nível de escrita dos alunos – uma forma de avaliação diagnóstica);
Depois das apresentações é hora da:
· Leitura Compartilhada: Escola é... – Paulo Freire (Permitir que os alunos expressem o que eles pensam sobre a escola e o que desejam para este ano na escola), O professor vai anotando no quadro uma frase ou palavra que cada aluno (a) for falando que servirá de base para que depois de todos se expressarem o professor tenha subsídios para refletir com eles sobre a importância de estudar;
· Tour pela escola: com a turma o professor irá levar os alunos a conhecerem as dependências da escola e os funcionários que compõe a equipe de apoio;
· A seguir ao retornar para a sala solicitar aos alunos que escrevam em forma de texto sobre a escola: O que mais gosta na escola, o que pode melhorar; quem ele conheceu neste tour pela escola; o que gostaria que a escola tivesse e por quê; o que achou da professora e dos colegas;
· Para casa:
a) Escreva o que você deve fazer na escola;
b) Escreva o que você não deve fazer na escola:
· Revisão da aula (O professor de forma breve comenta o que foi feito durante o dia de aula e pergunta o que aos alunos o que eles aprenderam durante a aula, assim é possível perceber o que foi fixado pelos alunos e também destacar para os alunos o que foi importante naquele dia do ponto de vista do professor);
· Para concluir o dia: Entregar um cartão ou uma lembrancinha para cada aluno de boas vindas e tirar selfs com a moldura para que possam publicar o primeiro dia de aula nas redes sociais.
Terça-feira
· Boas Vindas;
· Apresentação da Agenda do dia (coloquei esse nome no quadro de rotina que confeccionei em feltro e onde fixo as atividades do dia de acordo com a necessidade).
· Reflexão do dia (levo para a sala todos os dias uma frase para refletir com os alunos para iniciar o dia); “Só que ama tem disposição de ir além da superfície”- Fábio de Melo.
· Hora da música: O caderno – Toquinho (Será a introdução para a leitura compartilhada do dia que abordará a importância de cuidar dos cadernos e porque não dos demais materiais também). Depois de ouvir a música o professor deve solicitar que os alunos grifem no texto os trechos que mostram a importância do caderno no dia a dia escolar;
· Leitura Compartilhada: Meu Material Escolar - Autor: Ricardo Azevedo (Debater com os alunos sobre a importância de cuidar dos cadernos e dos outros materiais pessoais);
· Hora de colorir: cada aluno recebe as capinhas para colorir que irão abrir cada caderno com sua respectiva disciplina;
· Estabelecendo as regras de convivência (os combinados): Inicialmente depois de uma breve explanação do professor sobre a importância de seguir as regras para ter uma boa convivência em sociedade, o professor solicita que os alunos se expressem sobre que regras eles gostariam que fossem estabelecidas em sala de aula e que eles anotaram na atividade de casa do dia anterior. O professor vai escrevendo no quadro e depois que todos expuserem suas opiniões escolhem juntos com o professor as regras que irão reger durante o ano. O professor no dia seguinte deverá trazer essas regras estabelecidas em conjunto para serem fixadas em forma de painel na sala de aula. Mas, na aula depois de estabelecidas as regras que serão vigentes os alunos devem anotá-las no caderno;
· Para Casa: Hoje a leitura do dia foi sobre a história da Camila, ela conta como foi à volta às aulas dela. Escreva como foi a sua volta às aulas. Escreva o que você viu e aprendeu nesses dois dias que você retornou a escola.
· Organização da sala: solicitar que os alunos guardem seus materiais e a sala de aula para a leitura do dia.
· Leitura do Dia: Camila e a volta as aulas – Nancy Delvaux, Aline Pétgny.
· Revisão da aula;
· Saída Organizar com os alunos a sala para que a saída seja feita com ordem.
Quarta-feira
· Boas Vindas;
· Agenda do dia – fixar no painel as atividades que serão realizadas no dia;
· Calendário e cabeçalho: Ir ao calendário e identificar com a turma a data e depois escrever no quadro o cabeçalho;
· Chamada Enquanto os alunos anotam o cabeçalho vou fazendo a chamada para otimizar o tempo;
· Reflexão do dia: “Uma existência sem sonhos é uma semente sem solo”- Augusto Cury.
· Familiarizar os alunos sobre:
a) O Passe Livre (crachá que entrego para o aluno que vai ao banheiro) – serve para manter o controle dos alunos que saem e evita passeios desnecessários de alunos pela escola.
b) A escolha diária de Monitores (ajudantes do dia) - Todos os dias serão escolhidos um casal para auxiliar a professora ou os colegas na sala de aula.
· Escolha dos monitores;
· Correção da Tarefa de Casa;
· Aula de Português; Interpretação do texto: O que é Dengue?
· Intervalo;
· Aula de Matemática: Resolução de problemas envolvendo as quatro operações;
· Para casa: Puxa palavras
· Revisão da aula;
· Organização da sala;
· Hora da leitura; As férias de Gabizoca – Flávia Beck.
· Saída.
Quinta-feira
· Boas Vindas;
· Agenda do dia – fixar no painel as atividades que serão realizadas no dia;
· Calendário e cabeçalho; Ir ao calendário e identificar com a turma a data e depois escrever no quadro o cabeçalho;
· Chamada;
· Escolha dos monitores;
· Reflexão do dia: ”Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”- Paulo Freire.
· Correção da tarefa de casa;
· Aula de Matemática: Situações problema envolvendo a temática da dengue e as quatro operações;
· Intervalo;
· Aula de Português: Cruzadinha sobre a Dengue;
· Para Casa; Exercício sobre a Dengue;
· Revisão da aula;
· Organização da sala;
· Hora da leitura; A borboleta Azul – Lenira Almeida.
· Saída.
Sexta-feira
· Boas Vindas;
· Agenda do dia – fixar no painel as atividades que serão realizadas no dia;
· Calendário e cabeçalho; Ir ao calendário e identificar com a turma a data e depois escrever no quadro o cabeçalho;
· Chamada;
· Escolha dos monitores;
· Reflexão do dia; “Os fracos se vingam. Os fortes perdoam”. – Fábio de Melo.
· Correção da tarefa de casa;
· Aula de Português: Atividade envolvendo separação silábica, ortografia do (R) e (RR) e formação de frases com palavras trabalhadas na sala sobre a Dengue;
· Intervalo;
· Aula de Matemática: Atividade envolvendo escrita dos números, sucessor e antecessor, quadro valor de lugar e situação problema envolvendo divisão;
· Para Casa; Atividade envolvendo o tema Dengue.
· Revisão da aula;
· Organização da sala;
· Leitura do dia: Conto ou não conto – Abel Sidney.
· Saída.
Objetivos da semana:
Ø Familiarizar o aluno com o ambiente escolar;
Ø Estabelecer com os alunos um ambiente harmonioso e de respeito através da criação de regras de convivência;
Ø Estimular a leitura e a escrita através de atividades de produção de texto e da hora da leitura.
Avaliação
A avaliação nesta primeira semana será feita através da observação das atividades propostas: pelas produções textuais, pela fala do aluno durante os debates; e pela resolução das atividades propostas em sala de aula. Onde o professor através das anotações que realizar poderá perceber em que nível de escrita e leitura os alunos se encontram e também perceber em que nível o raciocínio matemático dos alunos estão em relação às quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
Seguem abaixo as imagens das atividades que apliquei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário