Esse blog tem por finalidade compartilhar saberes!

Esse blog tem por finalidade compartilhar saberes! Seja bem vindo a este ciberespaço!

domingo, 15 de abril de 2018

Produção Textual com imagens

Olá!
Esse ano estou buscando formas de estimular a escrita dos meus alunos. 
Então montei uma atividade diferente: Pedi que cada aluno trouxesse de casa três figuras de animais de sua preferência. 
Em sala solicitei que escrevessem uma história envolvendo as imagens dos animais que eles trouxeram. Os que não trouxeram eu sugeri que desenhassem. Então, ao longo da história que o aluno ia construindo pedi que eles ilustrassem com as imagens trazidas de casa ou desenhos produzidos por eles na hora.
Foi uma atividade que permitiu que eles usassem a criatividade e também tive como perceber como está a escrita dos meus educandos e onde precisa ser melhorado. Assim, posso montar atividades para desenvolver a escrita dos alunos de forma criativa.


Arquivo Pessoal
  

Arquivo Pessoal
  


Arquivo Pessoal
  


Arquivo Pessoal
  

Arquivo Pessoal
  

Arquivo Pessoal
  

Arquivo Pessoal
  

Arquivo Pessoal
  

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Dígrafo e Encontro Consonantal

Boa noite!
Hoje trabalhei o conceito de dígrafo e de encontro consonantal. Depois de trabalhar bem o conceito fizemos exercício escrito no caderno. Para avaliar se os meus educandos compreenderam realmente o conceito desses dois termos eu pedi que construíssem um painel de dígrafos e encontros consonantais com palavras recortadas de revistas. 
Essa é uma maneira diferenciada de estimular a aprendizagem e torná-la muito prazerosa.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

domingo, 1 de abril de 2018

Classificação de palavras quanto ao número de sílabas

Oi!
Para trabalhar com classificação de palavras quanto ao número de sílabas eu gosto de fazer uma atividade simples, mas que me proporciona a possibilidade de avaliar se meus alunos conseguiram realmente compreender o conteúdo trabalhado. 
Entrego aos alunos uma folha de papel ofício e peço que eles dividam a folha com uma régua em quatro partes iguais. em cada parte eles escrevem os termos da classificação quanto ao número de sílabas: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Depois entrego revistas de recorte para que eles procurem palavras e colem no espaço correto. Exemplo: o aluno encontrou a palavra CHAVE, então o mesmo a colará no espaço de palavras dissílabas e assim por diante.